No último domingo, 20 de outubro, a Orla de Itaipuaçu foi palco da 4ª Corrida Cidade de Maricá, organizada pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Federação Estadual Rio de Atletismo. O evento, que contou com percursos de 5 km e 21 km, reuniu 1.000 participantes, entre atletas e entusiastas do esporte, desafiando até mesmo a chuva para celebrar a paixão pela corrida.




Entre os participantes, Alessandro Veloso, de 53 anos, e seu filho Gustavo, de 28 anos, que é Pessoa com Deficiência (PcD), destacaram-se pela determinação. Alessandro compartilhou: “Hoje eu vou fazer o percurso de 5 km, porque se eu não fizer, ele vai surtar. Viemos mesmo debaixo de chuva, pois a cidade de Maricá é inclusiva. Ela não só oferece o esporte pra gente, mas acredita que o esporte é um meio de salvação, de ajuda, de integração e de comunhão com a própria cidade, que é maravilhosa”, afirmou o morador do Caxito.



A corrida também atraiu visitantes de outras cidades. Vitória Santos, de 23 anos, moradora de Niterói, veio com amigos para enfrentar os 21 km. “A corrida te traz liberdade de movimento. Correr em grupo com os amigos é uma delícia. E não seria uma chuva que iria me impedir, porque eu corro todos os dias na praia de Icaraí. Vai ser a minha terceira meia maratona”, comentou, entusiasmada, antes de iniciar o percurso.
Vanessa Ramos, de 33 anos, de São Gonçalo, completou os 5 km em 26 minutos e aproveitou a tenda de massagem após a corrida. “Foi ótimo. Ele trabalhou em cima da minha posterior, que é onde dói bastante pelo ritmo e pela velocidade, então relaxa muito”, explicou Vanessa, que treina com a equipe AMD+ sob a orientação do professor Alderi.
Destaques do Percurso de 5 km
Vitor Rangel, morador de Itaipuaçu, venceu o percurso de 5 km com um tempo de 17 minutos. “Sentimento de felicidade. Poder correr aqui, que é o lugar onde eu moro, é um prazer. Eu tenho um treinador chamado Marcos Quintanilla, que me treina todo dia. Eu sou atleta de performance profissional, mas para fazer esse tempo, que eu fiz, é só treinando todo dia mesmo”, relatou Vitor.
Bruna Ramos, de 31 anos, foi a primeira mulher a completar os 5 km, em 19 minutos e 15 segundos. “Estou muito feliz por ter sido a primeira mulher a cruzar a linha de chegada. Agradeço, primeiramente a Deus, e a todas as pessoas que estão comigo, como o meu treinador Marcos Quintanilha. Maricá é muito linda e eu amei correr aqui, nessa cidade maravilhosa, com percurso plano e uma ótima organização”, agradeceu Bruna.
Vencedores do Percurso de 21 km
Valdeci Marinho, de 39 anos, residente em Ponta Grossa, foi o primeiro a completar os 21 km, em 1 hora e 15 minutos. “Para mim, essa vitória é muito importante. É o resultado de um trabalho. Treino quatro, cinco vezes por semana, sempre buscando melhorar a performance e estar aqui, na minha cidade, no meu quintal, vencendo uma prova com a torcida toda calorosa, gritando meu nome, me apoiando, falando que dava, que eu conseguiria, foi uma força extra”, destacou Valdeci.
Jéssica Ladeira, de 30 anos, de Minas Gerais, foi a primeira mulher a completar os 21 km, em 1 hora e 20 minutos. “Eu estou muito feliz por estar participando de uma prova que é organizada pela minha sogra, onde ela faz um trabalho com muito carinho para todos que são apaixonados por corrida. Muita emoção. Maricá está respirando esporte, respirando corrida. Isso é muito importante para os jovens que querem um futuro melhor e eu tenho certeza que o esporte muda vidas, como transformou a minha. Então, que possa ter mais edições da corrida de Maricá para estar movimentando não só o esporte, mas a saúde e o bem-estar de todos”, frisou Jéssica, que já morou no Caxito por seis anos.
Organização e Agradecimentos
Luz Marina, responsável pela organização do evento, expressou sua gratidão pela colaboração de todos os envolvidos. “É muito amor, dedicação e muito gratificante, porque eu também fui atleta. Sei a importância das famílias participarem desses eventos. Temos que ter mais eventos assim. Fazemos tudo com muito carinho, medalhas, troféu, acho que isso aí faz a diferença. A chuva não atrapalhou em nada. Ao contrário, é melhor até para o corredor, porque o calor dificulta. O evento só foi um sucesso porque recebemos todo o apoio que precisávamos. Parabéns a todos que trabalharam conosco e se dedicaram intensamente. Gratidão”, concluiu Luz Marina.
A 4ª Corrida Cidade de Maricá não apenas celebrou o esporte, mas também reforçou a importância da inclusão e da união comunitária, inspirando tanto atletas quanto espectadores a abraçarem um estilo de vida saudável e ativo.
Com mais de 38 anos de atuação em Maricá, cidade que considera seu lar, ela construiu uma sólida trajetória profissional e pessoal. Fundadora do Noticiário RJ Online em 2001, dedicou sua carreira à produção de conteúdo informativo e ético, sempre com o objetivo de promover a cultura local e dar voz à comunidade maricaense. Ao longo de sua trajetória, recebeu diversas homenagens, incluindo o Título de Cidadã Maricaense, Moções de Congratulações da ALERJ e da Câmara Municipal de Maricá, Além do título de Dama Chanceler Executiva pela Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo (FALASP), em reconhecimento ao seu trabalho na área de comunicação e cultura. Apaixonada por Maricá, conhece cada canto da cidade e está sempre envolvida em projetos que valorizam a história, a política e a identidade da cultural local.