Receitas da vovó: Nhoque

Prato com Nhoque ao molho de tomate

Preparar o Nhoque de batata é mais do que apenas fazer uma deliciosa refeição, é uma excelente oportunidade para juntar a família na cozinha e aproveitar momentos especiais juntos. Com simplicidade e sabor, essa receita permite que todos participem, contribuindo para criar memórias inesquecíveis ao lado das pessoas que amamos. Vamos lá, colocar a mão na massa e desfrutar de bons momentos e um prato irresistível!

relogio simples

Dificuldade

Custo da receita

Ferramentas necessárias:
Peneira, Espremedor de batata, Panela funda.

Ingredientes :

  • 1 ½ kg de batatas Asterix
  • 1 ½ colher (sopa) de sal
  • 2 gemas
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo (a quantidade pode variar)
  • Óleo para untar
  • Água e sal para cozinhar

🍽️ Rendimento: Serve ate 8 porções.
⚖️ Calorias: 304Kcal por 100g

Colunista:

Myrian Fagundes
Colunista do Noticiario-RJ e do Maricá Notícia.
Escrevo as melhores receitas da internet.

Modo de Preparo

Cozinhando as batatas: Lave bem, descasque e corte as batatas em pedaços grandes, uns 4 cm tá bom. Coloque numa panela com bastante água e leve ao fogo alto. Quando ferver, junte 1 ½ colher (sopa) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 20 minutos, ou até ficarem macias. Vai espetando com o garfo, quando entrar fácil, tá pronta!

O segredo da vó: Agora vem o truque que só quem tem experiência sabe! Escorra as batatas e passe elas no espremedor, mas não é só uma vez, não. Tem que passar duas vezes! Isso mesmo, é o segredinho para elas ficarem bem leves e desmanchando na boca. E olha só, logo depois de espremer, com as batatas ainda quentinhas, coloca uma colher de manteiga. Mistura bem até ela derreter e se incorporar na batata. Fica uma delícia!

Fazendo a massa: Depois da manteiga bem misturada, espere a batata esfriar um pouco, só até você conseguir mexer com a mão sem se queimar. Aí você vai temperar com 2 colheres (chá) de sal, juntar as gemas e misturar tudo. Agora vai colocando a farinha aos poucos, amassando com a mão. Não tenha pressa, vai testando o ponto. O truque é fazer uma bolinha e ver se ela não gruda na mão. Se não grudar, a massa tá no ponto! Mas cuidado para não colocar farinha demais, que senão o nhoque fica pesado, e a gente quer ele bem levinho.

Modelando os nhoques: Polvilhe a bancada com farinha e faça rolinhos com a massa, de mais ou menos 1 cm de diâmetro. Depois, corte os rolinhos em pedacinhos de uns 1 a 2 cm. Ah, e não se esqueça de polvilhar farinha nas assadeiras pra não grudar, hein?

Nhoque em rolos e cortadinhos em uma bancada, polvilhada de farinha

Hora de cozinhar: Enquanto você modela os nhoques, coloca uma panela grande com água pra ferver. Quando a água ferver, coloca uma colher (sopa) de sal. Cozinhe os nhoques em porções pequenas, uns 20 de cada vez. Quando eles subirem à superfície, é só tirar com uma escumadeira e colocar numa assadeira untada com óleo.

Finalizando: Agora que você cozinhou todos os nhoques, é só escolher um molho bem gostoso e servir. Aqui em casa, a gente adora com um bom molho de tomate fresquinho, mas essa fica para uma próxima receita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *