Servidores de Maricá participam de capacitação em preservação ambiental

Técnico no INEA dando instruções para os guardas municipais participantes da capacitação

Guardas Municipais e técnicos da Secretaria de Cidade Sustentável receberam instruções de representantes do Inea

Vinte agentes da Guarda Municipal de Maricá (GMM) e cinco servidores da Secretaria de Cidade Sustentável participaram, na segunda e terça-feira (14 e 15/10), de uma capacitação focada em Preservação em Defesa Ambiental. As instruções foram ministradas pela Gerência de Guarda de Parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com o Centro de Estudos da GMM.

três pessoas da guarda municipal apagando um incêndio no mato, durante o treinamento
Formação de agentes para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais

A capacitação teve como objetivo a formação de agentes para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais. No curso foram abordados temas como: técnicas de prevenção e combate à incêndios florestais; atendimento pré-hospitalar; legislação ambiental aplicada; equipamentos operacionais (individual e coletivo) e simulação operacional.

“A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) fomenta a busca de capacitação permanente dos guardas municipais como forma de melhorar a qualidade do serviço prestado à população. A parceria com o INEA qualifica os nossos servidores do Grupamento Ambiental para o combate a focos de incêndio em vegetações, o que vem assolando o país em razão da seca e da ação do homem”, acredita o secretário de Ordem Pública, Júlio Veras.

A capacitação também preparou os agentes a atuarem na prevenção de incêndios florestais, dando o primeiro combate. “Esse é um assunto que está em voga, um assunto que está sendo bem discutido, e vimos todo o país passando por essa dificuldade. Identificamos a necessidade de capacitar o nosso Grupamento de Defesa Ambiental, que lida muito com isso. Maricá, nos últimos meses, teve situações de incêndio bem relevantes”, concluiu o comandante da Guarda Municipal, Carlos Eduardo dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *